Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
 S.E.R.E.S. UNIDOS DO CABUÇU 
HISTÓRIA DA CABUÇU

A história da Unidos do Cabuçu conta que, no Morro do Amor, segundo Hiram Araújo, no livro "Carnaval - Seis Mil Anos de História", existia um clube de futebol com o nome Nacional Futebol Clube, com sede na Rua Dona Francisca, com as cores azul e branca. Na época do carnaval, este clube se transformava em bloco carnavalesco, e daí partiu a idéia de transformar o bloco em escola. As comunidades pertencentes à escola são a do Morro do Barro Vermelho, da Favela do Barro Preto e da Favela do Amor, localizadas na região que compreende os bairro de Engenho Novo, Lins de Vasconcelos e Méier.

Babaú teve a idéia de juntar os blocos e fundar no dia 28 de dezembro de 1945 a Escola de Samba Unidos do Cabuçu, que já no ano de 1946 desfilou com o enredo "Carnaval na Fazenda", de autoria do próprio Babaú. O primeiro desfile oficial da Cabuçu foi em 1947, na Praça 11, com enredo e samba de Babaú - "Compositor Desprezado". Waldomiro Rocha (Babaú), Orlando Vicente Ribeiro, Jairo Marques da Silva, Izalo Francisco de Oliveira, Jorge Alves, Wanderley Alves, João Taul Silva, e outros, são os fundadores.

De 1950 até 1960 desfilou na Candelária, em 1961 a escola ganhou o Segundo Grupo com o enredo "Relíquias do Rio Antigo". Retorna ao Primeiro Grupo em 1977 com o enredo "Os Sete Povos das Missões". No ano de 1984 é eleita a jornalista Therezinha Monte como sua primeira presidente que entre suas glórias tem a conquista do Primeiro Campeonato da Passarela do Samba - 1984, com o enredo "Beth Carvalho - A Enamorada do Brasil". A escola permaneceu no Grupo Especial por seis anos consecutivos, entre 1985 e 1990, porém nunca conseguindo uma colocação brilhante desfilando entre as principais escolas.

Em 31 de Maio de 1998, foi eleita para sua presidência a Dra. Elisabeth Rodrigues, que desde 1992 comanda na azul e branco do bairro do Lins de Vasconcelos a Ala do Axé e que em 1993 fundou a escola mirim "Miúda da Cabuçu".

Atualmente, a escola se encontra no Grupo C, o Quarto Grupo, para onde desceu após amargar o rebaixamento no carnaval de 2004.
 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net